Social Icons

" "

Contato

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Universo dos vídeos de Jorge Furtado


Jorge furtado mostra em seus curtas (‘’Ilha das flores’’ e ‘’O dia em que Dorival encarou o guarda’’), de forma ácida, as desigualdades sociais e como o sistema de hierarquia esta no controle.

No curta ‘’ Ilha das flores’’ ele pode até demonstrasse frio e materialista, parecendo apenas falar de dinheiro e lucros, mas por fim seu foco foi mostrar as desigualdades e como isso afeta famílias de classe social baixa. Chega ser incrível o modo quase cientifico que ele explica o sentido e todas as coisas e num contexto que parece não estar interligado, mas que no final faz você entrar na idéia dele, entender e concordar muito naturalmente.
''O dia em que Dorival encarou o guarda'' fala de todo um ciclo de ordens de um presidio militar, onde a ordem era não deixar o detento Dorival tomar um banho. Subindo a escada Hierárquica, ninguém conseguia explicar ao detento o motivo da proibição do seu banho. Humor e violência cruzam-se em doses exatas, com uma ficção realista racional. No curta obedece-se uma ordem sem saber sua fonte e fundamentos. A ‘’Ideologia Burocrática’’ não consegue ir alem de si mesma, esgotando-se e mostrando sua verdadeira natureza. Triste e ironicamente, o prisioneiro conquistou o seu desejo.

Estes curtas interligam-se no modo retratam claramente sistema hierárquico; onde pessoas sem dinheiro e sem dono passam fome, e onde um homem luta de forma desigual contra uma ordem sem lógica e sem humanidade.
Problemas sociais desde a fome até como maus tratos ao prisioneiro, são discutidos todos os dias (por quem?), obviamente por alguém que percebeu este problema. Mas já percebeu como é difícil chegar a uma solução? Sabemos que existi, tentamos solucionar, mas são problemas mais fortes do que nossos esforços. São problemas sistemáticos.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...